Êxtase, Paródia, Montagem: o assassinato de Vladímir e a teoria da imagem de Serguei Eisenstein

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vanessa Teixeira de Oliveira

Resumo

O presente trabalho discute a teoria da imagem proposta pelo cineasta Serguei Eisenstein (1898-1948), a partir da cena do assassinato da personagem de Vladímir Stáritski, na segunda parte do filme Ivan o Terrível (1945). Segundo Eisenstein, esta cena seria o ponto mais alto de toda a sua obra, como uma materialização de suas teses sobre a criação de imagens artísticas. Observando algumas reflexões do cineasta sobre esse momento-chave de sua obra artística e teórica, procura-se analisar os procedimentos adotados nessa cena, com foco nas noções de MLB (retorno ao ventre materno), êxtase, paródia e montagem 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OLIVEIRA, Vanessa Teixeira de. Êxtase, Paródia, Montagem: o assassinato de Vladímir e a teoria da imagem de Serguei Eisenstein. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 26, n. 40, p. 79-92, june 2017. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/556>. Acesso em: 10 dec. 2018.
Seção
Artigos