Filosofia no ensino fundamental: formando cidadãos críticos?

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Liliane Barreira Sanchez http://orcid.org/0000-0002-3250-2940 Jaqueline da Cunha Motta http://orcid.org/0000-0002-1237-3918

Resumo

Este artigo apresenta os principais pontos do programa “Filosofia para Crianças”, criado pelo filósofo norte-americano Matthew Lipman na década de 1960, que propõe a introdução da disciplina filosofia no ensino fundamental e na educação infantil, expondo seus fundamentos e métodos. Explica alguns conceitos-chave do programa, tais como o ideal de democracia e de “comunidade de investigação”, analisando sua relação com o sistema escolar e a sociedade instituída. Realiza críticas a alguns aspectos desse programa e questiona a coerência e a pertinência de sua pretensão filosófica e de formação crítica, contrapondo o seu modelo antropológico ideal, baseado na valorização do potencial racional do humano, a uma visão antropológica menos definida e delimitada.


 

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Como Citar
SANCHEZ, Liliane Barreira; MOTTA, Jaqueline da Cunha. Filosofia no ensino fundamental: formando cidadãos críticos?. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 45, p. 386-401, dec. 2019. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/671>. Acesso em: 03 july 2020. doi: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n45a671.
Seção
Artigos