Notas sobre Formação de Professores e Ensino de Filosofia no Brasil

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Edgar Lyra http://orcid.org/0000-0003-3664-3537

Resumo

Este artigo analisa transformações em políticas públicas de educação ocorridas no Brasil nos últimos anos, com ênfase em suas consequências para o ensino de filosofia e formação de seus professores para atuação no Ensino Básico. A preocupação com essas consequências deslancha uma discussão ampla – que vai além da luta por espaço para a filosofia na grade do Ensino Médio. Trata-se de fazer o registro das múltiplas variáveis em jogo, ligando a defesa do ensino de filosofia com o esforço geral pela superação dos atuais passivos educacionais brasileiros.

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Como Citar
LYRA, Edgar. Notas sobre Formação de Professores e Ensino de Filosofia no Brasil. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 45, p. 320-351, dec. 2019. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/688>. Acesso em: 03 july 2020. doi: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n45a688.
Seção
Artigos