Ensino de filosofia na era da pós-verdade

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Filipe Ceppas Raquel Rodrigues Rocha

Resumo

Neste texto, procuramos situar o ensino de filosofia em meio ao panorama da pós-verdade, enquanto novo horizonte de comunicação hegemônico de nossa época. Apresentamos algumas características centrais e nefastas da pós-verdade, como a polarização comunicativa das bolhas digitais e a natureza viral das fakenews, como decorrentes, sobretudo, da ampliação do controle de dados na internet. Ao longo desta apresentação, nos perguntamos sobre as relações que esses fenômenos guardam com a filosofia: a relação que a pós-verdade guarda com a verdade; como situar o problema numa compreensão filosófica mais ampla acerca da contemporaneidade; e como pensar a potência dos regimes de verdade construídos pela filosofia enquanto uma estratégia pedagógica imunitária frente ao caos da “era da pós-verdade”.

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Como Citar
CEPPAS, Filipe; ROCHA, Raquel Rodrigues. Ensino de filosofia na era da pós-verdade. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 45, p. 288-301, dec. 2019. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/689>. Acesso em: 03 july 2020. doi: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n45a689.
Seção
Artigos