Fac-símile do texto A Educação Brasileira [póstumo]

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Therezinha Gonzaga Ferreira Lessa

Resumo

Introdução do Editor


Nesta edição da O que nos faz pensar dedicada ao ensino de filosofia, aproveitamos para publicar, como um documento que dá testemunho histórico a respeito da educação, um texto de 1988 de Therezinha Gonzaga Ferreira Lessa. Therezinha formou-se em Pedagogia e fez Mestrado em Educação na UFRJ. No entanto, a sua trajetória foi marcada sobretudo pela relação com o CEAT – Centro Educacional Anísio Teixeira. Fundado em 1969, ainda como filial da Escola Pueri Domus de São Paulo, o colégio ganhou identidade muito específica a partir de 1984, ano de instauração do Ensino Médio e no qual, com a orientação de Therezinha, tornou-se uma sociedade sem fins lucrativos gerida por seus funcionários.


No texto aqui publicado, Therezinha discute a educação no Brasil, tendo em vista o contexto social, histórico e político do país. Se, por um lado, o texto é datado, na medida em que lida com os problemas de sua própria época, por outro lado também pode ajudar a perceber as permanências que certas discussões têm quando pensamos a educação no Brasil – e os entraves que se colocam para o seu avanço ontem e ainda hoje. Fica aqui o agradecimento à família de Therezinha, em especial à sua filha Bia Lessa, que nos cedeu o original aqui publicado.


Pedro Duarte
Editor

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LESSA, Therezinha Gonzaga Ferreira. Fac-símile do texto A Educação Brasileira [póstumo]. O que nos faz pensar, [S.l.], v. 28, n. 45, p. 452-474, dec. 2019. ISSN 0104-6675. Disponível em: <http://www.oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/index.php/oqnfp/article/view/715>. Acesso em: 03 july 2020. doi: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2019n45a715.
Seção
Artigos